Pages

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Enfoque 19-08-13

Coluna publicada na edição impressa de 19-08-13
 
DECEPÇÃO
A participação do Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo, disputado na última semana em Moscou, na Rússia, foi decepcionante. Nenhuma medalha foi conquistada e poucos atletas conseguiram chegar a uma final de prova. A melhor colocação foi um quinto lugar de Marcos Vinícius Silva, o Duda, no salto em distância.

FORMAÇÃO
Isso mostra que o Brasil está longe de se tornar uma potência olímpica. Nem mesmo a realização das Olimpíadas no Rio, em 2016, deve fazer com que o quadro atual seja alterado. Apesar do maior investimento do governo nos últimos anos, é visível que ele ainda é muito inferior ao que outros países fazem na formação de seus atletas.

QUANTIDADE
Nosso País tem muito poucos jovens envolvidos com o esporte, justamente o contrário do que ocorre em outros países mais desenvolvidos, em que a prática esportiva acontece durante toda a vida escolar, inclusive nas universidades, o que é algo raríssimo de  ver no Brasil. Com isso, os bons resultados dependem única e exclusivamente de atletas especiais, que se desdobram para conseguir patrocínios, a fim de chegar ao ápice da carreira.

INVESTIMENTOS
Outra falha que sempre ocorreu é que no Brasil, os recursos sempre foram para os esportes coletivos, que distribuem poucas medalhas em Olimpíadas, enquanto outras modalidades como atletismo, natação, boxe, lutas, judô, tae kwon do, oferecem dezenas de madalhas, por várias categorias de pesos. Isso mostra que é preciso mudar o foco dos investimentos para esses esportes. E isso não será feito agora. É preciso um planejamento a longo prazo.

CALÇADAS
As calçadas de Limeira, principalmente na área central, apresentam muitos problemas. Quando não há desnível, são os buracos que colocam em risco muitas pessoas que as utilizam. Não entendo o motivo de não haver uma fiscalização rigorosa por parte da Prefeitura sobre os proprietários de imóveis que não conservam as calçadas.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário