Pages

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012




Coluna publicada na edição impressa de 16-01-12

RUA TIRADENTES
Na última semana comentei que a Rua Tiradentes passaria por mudanças, com a retirada do estacionamento do lado direito da via. Essa alteração parece que surtiu os efeitos desejados, melhorando muito o fluxo de veículos. Pelo menos percebi isso, nas vezes que trafeguei por e também nas conversas com outros motoristas.

RUA TIRADENTES II
Mas como cautela não faz mal a ninguém, vamos aguardar o reinício das aulas para fazer uma melhor avaliação sobre essa mudança. Quando os alunos retornarem as escolas, vamos ter uma noção melhor do tráfego, principalmente nos horários de pico. Além do mais, muitas pessoas ainda estão em férias.

TERMINAL
O mesmo se aplica ao novo terminal de ônibus, que no sábado passou a receber todas as linhas do transporte coletivo da cidade. No próximo mês, será possível analisar melhor a situação do trânsito limeirense após as mudanças feitas pela Secretaria Municipal de Transportes.

CONGESTIONAMENTO
Na última sexta-feira, por volta das 11h40, o trecho inicial da Rua Dr. Trajano, desde a rotatória do viaduto Antonio Feres, ficou completamente congestionado. Os ônibus e veículos que trafegavam naquele momento ficaram parados por vários minutos. Tomara que isso não seja reflexo das mudanças feitas para a implantação do terminal rodoviário. Se for, a emenda terá ficado pior que o soneto.

COMÉRCIO
A abertura do comércio em Limeira aos sábados até às 16h é uma necessidade. Vários municípios da região proporcionam essa comodidade aos seus consumidores e nossa cidade não pode ficar parada no tempo. Os shoppings ganham espaço cada vez mais por causa do conforto e dos horários mais amplos que oferecem aos seus clientes, além de uma gama enorme de outros serviços e de lazer.

COMÉRCIO II
O Sindicato dos Comerciários sempre foi contra isso, justificando que os funcionários dessa categoria seriam sacrificados. Acho que o correto seria negociar com os comerciantes e discutir formas de possibilitar essa ampliação no horário de atendimento, como rodízio de funcionários e pagamento de horas-extras.

COMÉRCIO III
O que não pode ocorrer é a cidade continuar a perder espaço para os municípios vizinhos. É preciso bom senso por parte de ambos os lados para que haja um entendimento. Por isso, não basta somente os comerciários aceitarem a proposta, é preciso que o sindicato patronal ofereça condições para que isso ocorra. Todos podem ganhar com isso, principalmente a população de Limeira.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário