Pages

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Coluna publicada na edição impressa de 16-05-11

GAZETA

Peço licença aos leitores da coluna para falar hoje sobre a Gazeta de Limeira, que é a minha segunda casa e amanhã completa 80 anos. Comecei a trabalhar nesse jornal em 1992, quando ainda dava meus primeiros passos no jornalismo, depois de quase uma década como bancário. Foi aqui que aprendi de fato a ser um jornalista, pois nos bancos da faculdade aprendemos a parte teórica, mas as dificuldades da profissão surgem depois, na prática.

DIA A DIA
E foi assim, aprendendo no dia a dia da redação, que passei a ser um profissional que atua com a missão de contar um pouco da história de Limeira. E nesses 16 anos [houve um intervalo de três anos em que atuei como diretor de Imprensa da Prefeitura], muitas histórias foram contadas. Algumas bem tristes, outras de esperança e muitas, também, de pessoas que mostraram bons exemplos a serem seguidos.

ARQUIVOS
Ao rever os arquivos da Gazeta, observamos as matérias produzidas ao longo do tempo. Podemos constatar que cada um de nós foi e é muito importante para continuar contando de maneira clara e precisa a história de uma cidade e de uma região tão importante como a nossa. Por isso, convoco os mais jovens que atuam na Gazeta a arregaçar as mangas e, juntos, dar sequência a esse trabalho tão bonito feito até aqui.

PROFISSÃO
Recentemente, alguém me perguntou: “como é ser jornalista?”. Respondi que é uma profissão vibrante, onde todo dia aprendemos algo novo, descobrimos informações e as levamos aos leitores. O fato de sempre saber antes de uma informação é muito gratificante, tanto quanto saber que ela ajudou a resolver algum problema da nossa comunidade, o que sempre foi um diferencial da Gazeta de Limeira.

CONTRIBUIÇÃO
Me sinto honrado em poder ter dado minha pequena contribuição nesses 80 anos de história da Gazeta de Limeira. Aprendi a gostar e respeitar esse jornal que é um patrimônio da cidade. A Gazeta é um veículo de comunicação sério, onde os leitores sabem que podem confiar nas informações nele publicadas. Esse é o principal motivo de orgulho de todos os jornalistas que passaram pela redação do jornal e dos que aqui trabalham, sempre com o objetivo de fazê-lo crescer ainda mais.

NOVIDADES
A partir de amanhã, os leitores terão uma série de surpresas e espero que gostem das mudanças que estaremos promovendo para deixar a Gazeta cada vez mais bonita e atraente. Novinha em folha, aos 80 anos.

TORRE
Gostaria de parabenizar todos os amigos jornalistas, ao Ministério Público e aos cidadãos que mostraram sua indignação com o anúncio da construção da torre milionária no Morro Azul. Depois de todos manifestarem seu repúdio a essa obra, por causa das outras prioridades do Município, o prefeito recuou e decidiu, por enquanto, paralisar o projeto.

José Antônio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário