Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Coluna publicada na edição impressa do dia 31-01-11

PROMOTORIA

A boa notícia da última semana foi a apresentação do projeto da Promotoria Comunitária, que será implantada nesta quinta-feira, às 18h, em Limeira. Essa iniciativa só foi possível graças a uma parceria entre o Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca Faculdades) e o Ministério Público de São Paulo. A Promotoria vai funcionar no Isca e na Rua Santa Cruz, 885, no Centro, com o objetivo de aproximar a comunidade das instituições públicas.

COLETIVO
É bom ressaltar que a Promotoria não visa solucionar problemas pessoais, pois o objetivo principal é uma atuação conjunta e a identificação dos problemas sociais e de interesse coletivo. Nas reuniões que serão realizadas, alguns representantes da sociedade poderão ser convidados para participar, mas com o compromisso de não usar desse projeto para fazer política. Outro fator muito importante é que o Isca vai disponibilizar professores e alunos nesse trabalho, o que vai dar a todos eles muita experiência.

FILTRO
O promotor Luiz Alberto Bevilacqua participou na última sexta-feira do programa A Hora da Notícia, na Rádio Educadora, quando esclareceu sobre o funcionamento da Promotoria Comunitária. Ele explicou que os casos particulares que forem apresentados serão filtrados pelo núcleo de atendimento jurídico do Isca, que presta esse tipo de atendimento. Bevilacqua disse que a população está cada vez mais buscando seus direitos. Daí a grande quantidade de ações civis públicas que foram movidas nos últimos anos.

CEROL
Mais um acidente envolvendo cerol aconteceu em Limeira, na última semana, e poderia até ter tirado a vida de um garoto de 12 anos. Ele andava de bicicleta quando foi atingido por uma linha com cerol e teve vários cortes (alguns profundos) pelo corpo. Esse produto, uma mistura de cola com vidro moído, vem sendo responsável por uma grande quantidade de acidentes graves, afetando muitos ciclistas e, principalmente, motociclistas, que acabam tendo braços, rosto e pescoço atingidos por essas linhas cortantes.

CEROL II
Já foram registrados diversos casos no Estado de pessoas que perderam a vida por causa dessa “brincadeira” perigosa e estúpida, que visa exclusivamente tentar derrubar outras pipas. Para acabar com essa situação, os pais e responsáveis pelos menores devem estar atentos. Eles precisam orientar os filhos sobre o perigo que essa “brincadeira” pode causar. Também devem fiscalizar se não são seus próprios filhos que estão fabricando, nos quintais de suas casas, essa mistura de cerol, que pode machucar ou até matar alguém.

FILA DUPLA
O retorno das férias escolares hoje, dos alunos das escolas particulares, representa transtornos ao trânsito. Isso acontece devido à insistência por parte de alguns pais que estacionam seus carros em fila dupla, atrapalhando o fluxo de veículos. Com a falta de agentes de trânsito, é bem provável que essa situação continue sem nenhuma fiscalização na cidade.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário