Pages

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Coluna publicada na edição impressa do dia 17-01-11

WINNER

Na última semana abordei neste espaço a campanha da Winner no Campeonato Paulista de Basquete deste ano, que foi excelente. Mas depois do que o time conquistou na quarta-feira, o bicampeonato paulista de basquete, é preciso ressaltar mais algumas coisas. Os atletas que foram contratados para participar desse elenco foram escolhidos a dedo. Não há nenhuma estrela, aquele jogador que quer mandar no time e chutar todas as bolas decisivas.

SEGREDO
Esse foi o segredo que fez a Winner campeã, novamente. O time do técnico Demétrius Ferraciú é diferente, pois prioriza a marcação. Os atletas são determinados nessa função, de tentar anular os principais adversários. Sempre que o placar do jogo é baixo, o time limeirense leva vantagem, pois a pontuação é “dividida” entre os “operários” que formam este elenco campeão.

DIRIGENTE
É importante também destacar mais uma vez o empresário Cássio Roque, que com muitas dificuldades retomou o projeto de fazer o basquete acontecer em Limeira. Mesmo com um time mais modesto, em comparação com o elenco que foi campeão paulista de 2008, ele soube escolher, junto com uma excelente comissão técnica, os jogadores que dariam tantas alegrias para os limeirenses. Parabéns a ele e toda sua equipe.

TRAGÉDIA
Na última semana e nas próximas o assunto foi e continuará sendo a tragédia que atingiu o Rio de Janeiro. Muito se falou em responsabilidade, pois todos os anos sabemos que vai chover forte nesta época do ano e, mesmo assim, as tragédias acontecem porque muitas pessoas continuam residindo em áreas de risco. O poder público, por sua vez, pouco ou nada faz para evitar esse tipo de situação. O resultado, todos sabemos qual é.

PREVENÇÃO
Um dos dados que mais me chamaram a atenção foram disponibilizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os recursos destinados à prevenção são 10 vezes menores do que aquilo que é gasto para recuperar o que foi destruído. Só para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, a União gastou R$ 538 milhões em prevenção e R$ 4,8 bilhões em resposta aos eventos. Isso mostra que não há um planejamento adequado no gasto dos recursos federais.

SOLIDARIEDADE
Na última semana, várias pessoas já se mostravam dispostas a fazer alguma doação de roupas e alimentos para os desabrigados das cidades serranas do Rio de Janeiro. Em Limeira, ao que me consta, ainda não houve nenhuma iniciativa para promover uma campanha de arrecadação.

SOLIDARIEDADE II
Em 2008, quando ocorreu um desastre ambiental em Santa Catarina, com muitos mortos e centenas de desabrigados, houve na cidade uma campanha que reuniu a Prefeitura, a Câmara, Fórum e várias entidades com esse objetivo. Acredito que neste ano isso também precisa ser feito, pois desta vez os estragos e a quantidade de pessoas que precisam de ajuda são bem maiores.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário