Pages

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Coluna publicada na edição impressa de 19-07-10

INSEGURANÇA
Já abordei esse assunto na coluna várias vezes. Pode até parecer chato ficar falando que a insegurança é grande em Limeira. Todos sabemos que isso ocorre por diversos fatores, principalmente pela desigualdade social. Muitos dos que hoje assaltam são pessoas que não tiveram uma base familiar estruturada e, em consequência, com poucas oportunidades, partiram para o mundo do crime.

MAIS POLÍCIA
Como essa situação parece longe de ser solucionada, a população clama por mais policiamento. Mas parece que ocorre justamente o contrário. Cada vez mais vemos menos policiais nas ruas, principalmente a noite. É muito raro observar uma viatura fazendo patrulhamento pela cidade.

SEGURO
Com isso, a sensação de insegurança é enorme nas pessoas. Quem acaba obtendo bons lucros com essa situação são as empresas que comercializam produtos para aumentar a segurança das residências e as seguradoras. Hoje quem compra um carro nem pensa mais em sair com o veículo antes dele estar segurado, pois sabe que pode ficar sem esse bem, dado a quantidade de furtos e roubos desta natureza.

BANCOS
E falando em insegurança, a Prefeitura parece estar disposta a reduzir a quantidade de crimes nas saídas de bancos, as famosas “saidinhas bancárias”. Desde que começou a vigorar a lei municipal, mais rigorosa, foram aplicadas cinco multas no valor de R$ 13 mil aos bancos que estão em desacordo com leis municipais.

BANCOS II
A maioria das infrações é relativa a falta de painéis opacos nos caixas, para evitar que os clientes vejam a transação feita por quem está usando o equipamento. Mas não é só isso que os bancos precisam fazer para inibir a ação dos assaltantes. Também é necessário instalar câmeras de monitoramento.

CÂMERAS
De acordo com matéria publicada pela Gazeta na última semana, das cerca de 20 agências de Limeira, somente duas possuem câmera externa com alcance de 180 graus. O problema é que os bancos reclamam que dependem das matrizes para implantar as melhorias exigidas pela legislação municipal, que consistem em investimentos.

DEMORA
Isso quer dizer que mesmo com as fiscalizações que estão sendo feitas pela Prefeitura, ainda vai demorar um tempo para que tudo seja colocado em ordem, mesmo que isso renda mais algumas multas. O que se espera é que a Prefeitura continue fiscalizando e multando para pressionar as agências bancárias a se enquadrarem nessa legislação. Só assim os usuários vão sentir um pouco mais de segurança ao realizar serviços bancários.

JUSTIÇA
Demorou 25 anos para que um grupo de 157 aposentados de Limeira, que entrou com uma ação judicial contra a Previdência Social em 1985, cobrando valores relacionados a defasagem salarial, tivesse uma decisão favorável. O problema é que nenhum deles está vivo para receber o dinheiro, que ficará com herdeiros. Que Justiça é essa?

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário