Pages

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coluna do jornalista publicada na edição impressa do dia 12-07-10

VANDALISMO
Na última semana a Gazeta noticiou que uma série de atos de vandalismo vem ocorrendo no Horto Florestal. Nada escapa dos vândalos, que destroem tudo, como banheiros, torneiras, bancos e os brinquedos, um dos principais atrativos desse local. Devemos lembrar que muitos pais têm poucas opções de lazer para levar seus filhos para se divertir nos fins de semana. Esta é gratuita e deveria ser preservada.

SEM CONSCIÊNCIA
Sei que dos vândalos é difícil esperar qualquer gesto de consciência, mas um fato me deixou espantado. Até o sapê usado para cobrir os quiosques existentes no Horto são arrancados, mas por pessoas que frequentam o local. O motivo: para acender as churrasqueiras. Se quem usa não preserva, fica difícil. Mas por outro lado, está claro que falta fiscalização.

FISCALIZAÇÃO
Uma maior fiscalização por parte da Guarda Municipal, que tem como primeira função zelar pelo patrimônio público, poderia dar mais tranquilidade para todos aqueles que costumam freqüentar as dependências do Horto Florestal. Apenas um GM no local é pouco, devido ao tamanho das dependências. Talvez, com mais segurança os atos de vandalismo sejam reduzidos e os usuários possam desfrutar de todos os recursos deste espaço de lazer.

QUEIMADA
As donas de casa andam sofrendo com a sujeira provocada pelas queimadas. Nos últimos dias a fuligem caiu sobre a cidade e deixou muitas pessoas irritadas. O problema não afeta apenas a questão da limpeza, mas também a saúde de muita gente, principalmente crianças e idosos, que sofrem com as doenças respiratórias.

FURTO DE CDS
Uma leitora da Gazeta contou que furtaram o Cd de seu veículo recentemente e quebraram o vidro. Ela foi até uma oficina para fazer o conserto e perguntou para o funcionário se é comum esse tipo de ocorrência. Ele respondeu que sim, que trocava vários vidros na semana.

APARELHOS
E quem pensa que os ladrões escolhem os aparelhos mais avançados para obter mais dinheiro na hora de vender está enganado. A leitora perguntou na loja e foi informada que qualquer equipamento é levado sem a menor cerimônia. Inclusive tinha um homem que estava revoltado, pois alguém havia furtado do interior de seu carro um aparelho bem antigo.

REFLEXÃO
O furto desses equipamentos em grande escala ocorre porque também tem muitas pessoas que compram esses aparelhos de som automotivo, contribuindo com o aumento desse tipo de crime. Quantos são os motoristas que deixam de fazer boletim de ocorrência, para evitar mais transtornos. Seria importante que as autoridades policiais determinassem mais blitze em locais que vendem equipamentos suspeitos. Desta forma, seria possível apreender esses produtos e inibir esse crime.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário