Pages

segunda-feira, 22 de março de 2010

Coluna do jornalista publicada na versão impressa dia 22/03/2010

IPTU
O atraso na entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano vai causar transtornos para muitos contribuintes. Em anos anteriores, mesmo com a distribuição sendo feita até fevereiro, muitas pessoas deixaram de receber os carnês. Imagine agora, com esse atraso de um mês, ou mais.

IPTU II
A última previsão do Departamento Tributário era de que a entrega começaria a ser feita nesta semana. Com isso, só vai restar ao contribuinte pagar o imposto em cota única (com desconto de 7%) ou parcelar em 9 vezes, ao invés de 10, como nos anos anteriores. Portanto, o valor de cada parcela será maior do que a cobrada em 2009. Só espero que não haja os mesmos erros nos códigos de barras nos boletos, como foi registrado no ano passado.

BANCOS
Matéria desta Gazeta na última semana mostrou que quando há fiscalização nos bancos, 45% deles recebem multa por demora no atendimento. Esse fato se repete nos últimos três anos, tempo em que a lei entrou em vigor, sem que os bancos se importem em resolver o problema.

BANCOS II
É que o valor das multas varia de R$ 163 a R$ 821, ou seja, importâncias irrisórias para os banqueiros. Além disso, a situação reflete um problema crônico da Prefeitura, a pequena quantidade de funcionários para realizar a fiscalização no comércio e prestadores de serviços. São apenas 10. Enquanto isso, os usuários das agências bancárias continuam esperando na fila bem mais do que o tempo que gostariam.

MOTOS
Nas últimas semanas foram registradas mais mortes de motociclistas no trânsito limeirense. Somente neste ano, oito pessoas perderam a vida em acidentes com motos, sem contar a quantidade de internações na UTI da Santa Casa. Hoje, as motos se tornaram cada vez mais econômicas e úteis para o trabalho, fazendo crescer e muito a frota nacional.

ACIDENTES
Mas na mesma proporção em que aumenta a quantidade desses veículos de duas rodas, crescem os índices de acidentes. Apesar de todas as exigências com os equipamentos de segurança dos motociclistas, o que se vê cada vez mais são colisões.

RESPEITO
Parte dos motociclistas não obedece às sinalizações de trânsito e abusa da velocidade. Por outro lado, muitos motoristas também não respeitam os motociclistas. Com isso, a tendência é sempre aumentar essa triste estatística. Cada um tem que procurar ser mais consciente quando for dirigir, seja uma moto ou um carro. Só assim haverá menos acidentes e vítimas.

INSULTOS
O prefeito Silvio Félix foi alvo de insultos de muitos populares que estiveram na inauguração da Marginal Oeste na manhã de sábado. O motivo foi o excesso de semáforos instalados nas proximidades da Ponte Preta. O próprio prefeito achou um exagero e chamou a atenção dos responsáveis pelo Departamento de Trânsito, que devem promover algumas mudanças nos próximos dias. Quando foram feitos testes com esses equipamentos, há um mês, os agentes de trânsito já alertavam para o problema, mas parece que não foram ouvidos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário