Pages

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Coluna do jornalista publicada na edição do dia 15/02/10

CARNAVAL
Na última semana, em conversa com o diretor desta Gazeta, Roberto Lucato, falávamos sobre os festejos de Momo e chegamos a conclusão de que o prefeito Silvio Félix não gosta de carnaval. Por isso, a cidade está mais um ano sem o cortejo pelas ruas, como ocorria no passado, com tanto sucesso. Roberto bem lembrou em sua coluna, publicada na sexta-feira, das épocas memoráveis do carnaval em Limeira, entre as décadas de 70 e 80.

CARNAVAL II
Como limeirense, também tive o prazer de viver aqueles áureos tempos, em que as famílias compareciam em peso para assistir ao carnaval de rua, que chegou a ter até disputa ferrenha pelo título de campeã. Era um dos desfiles mais belos de toda a região e tudo feito com muito trabalho e colaboração das administrações municipais. Mas hoje, algumas áreas, entre elas cultura e o esporte, como bem ressaltou Roberto, ficaram sem respaldo do Poder Público.

EXEMPLO
O que percebemos é que a cidade está carente de eventos para a população. Só para citar dois exemplos neste ano: o futebol da garotada da Internacional na Copa São Paulo de Futebol Júnior conseguiu levar milhares de pessoas ao Limeirão e, mais recentemente, o Pradão ficou lotado com um evento que trouxe artistas e jogadores de futebol famosos para a cidade. Portanto, cabe ao Poder Público também incentivar e apoiar eventos culturais para a população.

OPÇÕES DE LAZER
Outro exemplo da falta de lazer foi um e-mail de uma jovem limeirense enviado para a redação, abordando esse assunto. Ela diz que muitos jovens não têm opção de lazer na cidade e, quem pode, busca diversão em outros municípios vizinhos. A moça disse ainda que os pontos de encontro da cidade, como o localizado no Posto Três Avenidas, geram reclamação por parte das pessoas que moram nas proximidades. Segundo ela, esse tem sido o único local adequado para os jovens, mas corre risco de ser extinto.

INTEGRAÇÃO
A integração do transporte público começou na última quarta-feira e, mesmo com alguns percalços, parece que vai deslanchar. Pelo menos essa é a torcida de todos. Mas o fato curioso é que o secretário de Transportes, Ítalo Ponzo, disse no programa “A Hora da Notícia”, na Rádio Educadora, que a data para a implantação desse sistema, há tanto tempo reclamado pela população, foi escolhida pelo prefeito, pois era o dia do seu aniversário. “O prefeito quis dar um presente para Limeira no dia do seu aniversário”.

INTEGRAÇÃO II
Essa afirmação do secretário me deixou a ligeira impressão de que a integração dos ônibus poderia ter sido iniciada antes, mas não ocorreu por um capricho do prefeito. O terminal urbano, construído pela Prefeitura está pronto faz tempo e os abrigos foram instalados há mais de um mês.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário