Pages

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Enfoque - 09-02-15



Coluna publicada na edição impressa de 09-02-15
 
CARNAVAL
A decisão da Prefeitura de cancelar a realização do carnaval em Limeira já era esperada. Com a confirmação da epidemia de dengue seria ainda mais arriscado ampliar o número de casos com o acúmulo de pessoas num mesmo local. Além do mais, o carnaval da cidade nos últimos anos já não tinha mais os encantos de antigamente, quando as famílias participavam, prestigiando os desfiles nas ruas do centro da cidade. 

DESCANSO
A festa popular ao longo do tempo foi perdendo espaço e, atualmente, a maioria das pessoas gosta mesmo é de aproveitar o feriado prolongado para viajar, para reunir os amigos numa chácara ou ficar descansando junto dos familiares. A tradição do carnaval de rua foi se perdendo devido a essas mudanças de prioridades, tanto dos governos municipais, quanto das próprias pessoas. A tendência é que esta festa popular se enfraqueça ainda mais ao longo dos próximos anos. Uma pena.

PANCADÃO
O projeto de lei que proíbe veículos com som excessivamente alto em Limeira será substituído hoje por um novo texto na Câmara Municipal. O objetivo do autor, o vereador Ronei Martins, é o de coibir os abusos, pois algumas pessoas transformam seus veículos em “boates ambulantes”, acabando com o sossego das pessoas. É o que mostram as reclamações feitas no telefone 156 da Prefeitura, que estão sempre aumentando.

BOM SENSO
Como já disse neste espaço em outras oportunidades, algumas pessoas não têm bom senso para avaliar que o som excessivo de seus veículos atrapalha todos. Ninguém é obrigado a ouvir o mesmo gênero musical apreciado pelo dono do carro, muito menos com um som elevado, que causa irritação até nas pessoas mais tranquilas.

FISCALIZAÇÃO
Esse projeto precisa do apoio de todos os vereadores, para ser aprovado o quanto antes. E, mais do que isso, vai precisar de uma fiscalização intensa por parte dos agentes de trânsito da Prefeitura após a lei entrar em vigor. É o que espera a população limeirense.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário