Pages

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Enfoque - 06-10-14

Coluna publicada na edição impressa de 06-10-14
 
ELEIÇÃO
As eleições foram tranquilas em Limeira, como se esperava, pois os eleitores já estão familiarizados com o sistema de votação, o que não ocorria quando isso era novidade. Em 2006, por exemplo, as filas foram longas em todas as escolas que funcionaram como pontos de votação. 
 
ELEIÇÃO II
Ontem, filas foram registradas apenas no período da manhã e em poucas sessões, onde as pessoas foram votar no mesmo horário. A grande maioria, porém, não encontrou nenhuma dificuldade para digitar os números dos candidatos e confirmar o voto. Em cidades onde houve a implantação do sistema de biometria ontem, também ocorreram problemas e muita demora. 
 
SANTINHOS
A enxurrada de santinhos jogada nas ruas próximas aos pontos de votação foi enorme, como em todas as últimas eleições. Muitos candidatos tentam com esse tipo de sujeira, buscar os votos daqueles eleitores indecisos e desatentos, que não pararam sequer um minuto para pensar em quem votariam. 
 
SUJEIRA
O problema é que essa sujeira causa transtornos e até acidentes, como os registrados com idosos em São Carlos e Piracicaba. Ontem, em Limeira, funcionários da empresa contratada pela Prefeitura para fazer a limpeza recolhiam os santinhos durante o horário de votação, ao contrário de anos anteriores. Mas algumas pessoas foram detidas por distribuírem os panfletos.
 
DEPUTADOS
O resultado da eleição para a população de Limeira teve um misto de alegria e tristeza. Alegria pela eleição de Miguel Lombardi (PR) para deputado federal, depois de um longo jejum sem representantes no Congresso Nacional. A tristeza ficou por conta da quase eleição de Mario Botion (PEN), que perdeu uma cadeira na Assembleia Legislativa por apenas 92 votos. Muitas pessoas que votaram em candidatos de outras cidades devem lamentar deixar de eleger alguém para representar Limeira, para ajudar aqueles que só vêm para nossa cidade buscar votos em época de eleição.
 
José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário