Pages

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Enfoque - 19-05-14

Coluna publicada na edição impressa de 19-05-14
 
TRANSPORTE COLETIVO
A semana começa com a ameaça de mais uma greve no transporte coletivo de Limeira. Na última sexta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores no Transportes Urbano de Limeira (Sindttrul) já protocolou, na Secretaria de Mobilidade Urbana, o estado de greve da categoria. Segundo os sindicalistas, não houve nenhuma proposta condizente com os anseios da classe e, se isso não ocorrer atá amanhã, a paralisação vai ocorrer.
 
GREVE
O problema é que sabemos quem acaba sofrendo com a queda de braço entre patrões e empregados: os usuários do transporte público, que precisam dos ônibus para trabalhar, estudar e se locomover pela cidade. Uma paralisação causa ainda mais transtornos ao trânsito, pois aumenta a quantidade de veículos de passeio pelas ruas e avenidas da cidade, gerando congestionamentos.
 
AUMENTOS
E as notícias ruins não param por aí. Também devem ocorrer, já nas próximas semanas, aumentos nas tarifas de ônibus, táxi e no estacionamento rotativo (área azul). A secretária de Mobilidade Urbana, Andréa Soares, já disse que faz quatro anos que as tarifas de táxi e de área azul não sobem. Portanto, isso está certo que vai ocorrer, só falta saber quanto. E a tarifa de ônibus também vai subir, mas vai depender do dissídio dos motoristas e cobradores, que está em negociação. 
 
ESTACIONAMENTO
Falando em estacionamento, os idosos estão reclamando da falta de vagas preferenciais na área central e, principalmente, que não há fiscalização por parte dos agentes de trânsito. Muitas pessoas não respeitam as marcações e estacionam mesmo não sendo idosas. Só que a fiscalização é pequena e, portanto, se torna um ciclo vicioso. Matéria da colega Vanessa Osava, publicada ontem na Gazeta mostra bem como isso vem ocorrendo em Limeira. 
 
MAIS RIGOR
Um projeto de Lei do vereador Edivaldo Soares Antunes, o Dinho, aprovado recentemente na Câmara, estabelece mais rigor em casos de desrespeito às vagas de idosos em estacionamentos privados. Tomara que a lei seja sancionada pelo prefeito, pois ao infrator caberá uma multa de R$ 2.014,00 na primeira reincidência, e o dobro, se houver insistência no descumprimento. Isso é bom, pois para algumas pessoas, só mexendo no bolso para aprender.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário