Pages

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Enfoque - 17-02-14

Coluna publicada na edição impressa de 17-02-14 
 
VIOLÊNCIA
O assassinato de um aposentado dentro de sua casa na última semana, após dois ladrões entrarem no imóvel. Os assaltos a residências na cidade têm sido frequentes, mas, até então, pelo menos nos últimos meses, ninguém havia sido baleado. Isso deixa uma enorme sensação de insegurança na população, que já não sabe mais o que é necessário fazer para ter segurança.

INSEGURANÇA
Se nem dentro da própria casa é possível se sentir seguro, é porque algo está errado. Não é possível que as pessoas de bem, que cumprem seu papel na sociedade, que pagam seus impostos, sejam submetidas a isso. O governo estadual precisa urgentemente ampliar o número de policiais, melhorar o armamento e seus equipamentos, para mostrar força aos bandidos, que estão se sentindo muito confortáveis para continuar agindo. É preciso dar um basta.

CÂMERAS
O anúncio feito pela Prefeitura de Limeira, na última semana, de que serão instaladas 42 câmeras inteligentes de alta definição e que identificam placas automotivas, é muito bom. É a chamada “muralha digital”. Vamos aguardar para que o pacote de serviços anunciado seja realmente colocado em prática, para amenizar um pouco os problemas envolvendo furtos e roubos na cidade.

MELHORIAS
Entre os itens anunciados pela Prefeitura, achei interessantes essas câmeras nas 14 entradas da cidade, que serão monitoradas 24 horas. Outra boa notícia é a ligação gratuita para o 153 da GCM, onde as denúncias podem ser feitas. Também haverá o aluguel de novos equipamentos para melhorar a comunicação da GCM. Também foi prometido um aplicativo para celulares, pelo qual será possível fazer denúncias. Hoje, com a enorme difusão desse sistema, será possível enviar fotos para a Guarda, agilizando a denúncia.

INVESTIMENTO
Outro bom investimento feito pela Prefeitura foi a aquisição de cinco novas viaturas, distribuídas entre a GCM, o Pelotão Ambiental e a Defesa Civil. Tudo isso ajuda, mas também é preciso aumentar a quantidade de GCMs na cidade. A contratação de vigilantes para os prédios públicos deve ajudar e muito, pois assim, os guardas podem colaborar no policiamento. Essas medidas precisam ser implantadas com urgência.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário