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segunda-feira, 18 de março de 2013

Enfoque - 18-03-13

Coluna publicada na edição impressa de 18-03-13
 
ÔNIBUS
Na última semana abordei os problemas do transporte coletivo de Limeira, e muitas pessoas entraram em contato com a coluna para comentar que a situação realmente é grave. A própria secretária Municipal de Transportes, Andréa Júlia Soares, em entrevista publicada na Gazeta ontem, disse que a “situação está ruim em toda a cidade”.

COMPLEXO
Andréa afirmou que “o sistema todo está com problemas e colocá-lo em ordem é complexo e demanda tempo”. Para saber de todas as dificuldades encontradas pelos usuários, como atrasos e lotação, ela determinou que fosse feita uma fiscalização com funcionários da secretaria nos ônibus, começando pelo Jardim Aeroporto, Jardim do Lago, Graminha e Lagoa Nova.

FISCALIZAÇÃO
No entanto, a secretária disse que, a princípio, a fiscalização não é punitiva, pois o objetivo é mapear os problemas. Entendo que se as empresas Viação Limeirense e Sudeste não estão cumprindo aquilo que está no contrato de concessão; elas deveriam, sim, ser punidas com multas, pois só assim vão melhorar algo no transporte coletivo da cidade.

PONTO POSITIVO
Um ponto positivo que a Secretaria dos Transportes conquistou semana passada foi o encontro com os taxistas para discutir os problemas da categoria e a prestação de serviço aos frequentadores de restaurantes, bares e boates. Após a mudança na Lei Seca, que ficou mais rígida recentemente, a preocupação de todos aumentou e as discussões sobre o assunto são importantes para a sociedade.

TAXISTAS
Entendo que melhorar esse tipo de transporte também é importante, pois muitas pessoas que bebem poderão ser atendidas pelos taxistas. Com isso, deixarão de ser um problema ainda mais sério caso estejam dirigindo alcolizadas, colocando em risco outras pessoas. É lógico que muitos não concordam com isso, pois não bebem, e não entendem o problema. Mas acho uma iniciativa importante, para não prejudicar também os proprietários de bares, boates e restaurantes, que já sentiram redução na sua clientela.

José Antonio Encinas

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