Pages

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Texto publicado na edição impressa de 17-10-11

INSEGURANÇA

Quando ocorrem crimes como o que vitimou o empresário Odair Zambom, na semana passada, a sensação de insegurança aumenta em toda a população. Em alguns mais, em outros menos. Mas que todos acabam pensando no assunto, isso eu tenho certeza, pois é impossível não se imaginar numa situação semelhante à vivida por ele.

INSEGURANÇA II

A pessoa sai do trabalho, e é alvo de dois bandidos numa motocicleta. E o pior, sem nenhum poder de reação, pois estava dirigindo seu carro. A Polícia Civil não descarta qualquer possibilidade sobre a autoria desse crime, e deverá desvendar o caso, que ocorreu em pleno horário de pico, após as 17h, no centro da cidade e com muitas testemunhas. Tomara que alguém dê uma pista que leve aos autores.

ASSALTOS

E falando em insegurança, uma comerciante que é proprietária de uma loja no Centro Acima (mesma região onde o empresário foi alvejado), me disse que o medo de assaltos é grande em todos os lojistas. Disse que duas funcionárias suas abriam a loja recentemente, quando foram abordadas por dois homens e ameaçadas. Eles queriam dinheiro e chegaram a levá-las à zona rural da cidade, onde foram abandonadas.

ASSALTOS II

A mesma comerciante disse que uma funcionária de uma amiga, também lojista no Centro Acima, foi vítima de um rapaz que invadiu a loja. Armado com um canivete, ele a ameaçou, colocando a arma em seu pescoço, até que ela pegasse o dinheiro que estava no caixa. Segundo a comerciante, esse tipo de crime acontece com frequência e deixa todos com muito receio. Ela pede mais policiamento.

INVESTIMENTO

Esses episódios mostram que o município está precisando de mais investimento em segurança, seja por parte do Estado, nas polícias Civil e Militar, como da Prefeitura, na Guarda Municipal. Atualmente a GM vem atuando no combate à violência, para tentar minimizar a deficiência de efetivo das polícias Civil e Militar.

MAIS INVESTIMENTO

Mas esse trabalho tem se mostrado insuficiente, pois a GM precisa de mais efetivo e de uma melhor estrutura. Isso demanda maior investimento da Prefeitura, que destinou R$ 17,6 milhões para a Segurança Pública em 2012, valor bem próximo dos R$ 15,7 milhões que foram previstos para a Secretaria de Negócios Jurídicos. Na última sexta-feira, foram entregues sete viaturas e a promessa de melhores salários para os Gms. É um começo, mas ainda é preciso muito mais.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário