Pages

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Coluna publicada na edição impressa do dia 14-02-2011

REDES SOCIAIS

Na última semana vi uma reportagem na TV em que pessoas com problemas após adquirir serviços ou produtos de determinadas empresas estavam com dificuldades para solucionar as falhas. Bastou elas entrarem nas redes sociais e reclamar que estavam sendo prejudicadas que, em pouco tempo, foram contatadas pelas empresas e tiveram seus problemas resolvidos.

REDES SOCIAIS II
Muitas empresas já contrataram consultorias que são responsáveis por “filtrar”, em todas as redes sociais, reclamações que possam prejudicar a imagem delas. Ao detectar qualquer queixa, os consultores acionam a empresa, que faz contato com seu cliente e tenta resolver o problema. É uma tendência que deve inclusive gerar muitos empregos, além de ser mais uma arma para o consumidor se defender.

TRANSPORTE
E falando em redes sociais, a mídia digital também mostrou sua força na última semana. Um leitor da Gazeta, Marcos Lima, enviou e-mail para a Redação alertando que após o recadastramento e da confecção das novas carteirinhas do transporte coletivo, as empresas estavam substituindo o crédito em passes por valores. A Gazeta fez uma reportagem constatando essa mudança, mostrando que os usuários sairiam perdendo após o aumento da tarifa.

TRANSPORTE II
No dia seguinte a Secretaria dos Transportes reuniu-se com representantes das concessionárias e determinou a volta da venda dos bilhetes no transporte coletivo. Essa atitude foi acertada, pois quando alguém compra passes está investindo seu dinheiro antecipadamente numa quantidade que vai utilizar durante o mês. As empresas, por sua vez, podem investir esses valores como quiserem, o que não podem é determinar prazo de validade dos créditos.

TRANSPORTE III
A Prefeitura não ficou nada satisfeita com essa atitude e com as enormes filas de espera – sob sol e chuva – que os aposentados tiveram que enfrentar para o recadastramento promovido pelas viações na última semana. Como punição, é possível que o aumento da tarifa, que estava previsto para o dia 1º de março, seja adiado em algumas semanas. Cabe ao poder público exigir das empresas um melhor atendimento aos usuários e tarifa justa. Se o serviço não for bom, a tarifa não pode ser alta como está sendo solicitado pelas concessionárias.

SINALIZAÇÃO
A sinalização de solo em Limeira continua um problema sério. Apesar de haver uma empresa contratada pela Prefeitura – e muito bem paga, por sinal – para fazer esse serviço, não é difícil encontrar muitas ruas da cidade com a sinalização apagada. Um exemplo são as faixas de pedestres em frente da Estação Rodoviária de Limeira, local de grande movimento. Já faz muito tempo que as faixas pintadas no asfalto naquele ponto estão apagadas, podendo causar atropelamentos.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário