Pages

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto publicado na edição impressa do dia 16-08-10

CONCURSOS
Na última semana cobrei neste espaço que a Prefeitura disponibilizasse em seu site as nomeações das pessoas que participam de concursos públicos. O pedido se justifica, pois nem todos os participantes residem na cidade e não tem como pesquisar diariamente as convocações no Jornal Oficial do Município.

PRÓS E CONTRAS
Após a publicação, recebi e-mails de pessoas que apoiaram a ideia. Assim como eles, penso que pelo fato do concurso ser público, todas as pessoas, independente de onde moram, devem ter os mesmos direitos. No entanto, um limeirense foi totalmente contrário a minha cobrança.

OPINIÃO
Segundo esse leitor da coluna “já não basta o concurso ser aberto a todos? Quem for de fora tem mais é que vir buscar o Diário Oficial aqui mesmo”. Ele entende que o fato da Prefeitura não divulgar os nomes dos convocados na internet ajuda quem é da cidade. Respeito a opinião dele, mas não concordo.

PARALISAÇÃO
A paralisação dos ônibus na manhã de sexta-feira, deixando milhares de pessoas sem transporte foi lamentável. Os dirigentes sindicais do Sindttrul tomaram essa decisão para protestar contra a demissão de cinco sindicalistas, mas se esqueceram do principal, que é comunicar a população com antecedência, como determina a legislação. Desta forma, cada um dos usuários tentaria, a seu modo, encontrar uma alternativa para chegar ao trabalho ou ao compromisso.

DESCASO
A atitude dos sindicalistas foi um descaso com a população, que mais uma vez teve que recorrer a mototaxistas e ao transporte alternativo feito por motoristas de vans. Esse tipo de protesto só prejudica a imagem do próprio sindicato. Todos têm o direito de protestar e de fazer greve, mas desde que sigam a legislação. Greve de surpresa é coisa do passado.

EMBRIAGUEZ
Matéria da Gazeta na última semana mostrou que quadruplicou a quantidade de motoristas indiciados por embriaguez ao volante entre 2007 e 2009 em Limeira. E neste ano o número será ainda maior, pois mesmo em agosto já foram indiciados o mesmo número de condutores que no ano passado.

EMBRIAGUEZ II
Para refrescar a memória, 2009 marcou a vigência da lei seca, cuja fiscalização foi bastante intensa em seu início. Mas depois de um tempo, as blitz para flagrar os motoristas foram diminuindo. Mesmo assim, os números mostram que está aumentando o número de pessoas que acabam levadas a delegacia por embriaguez e depois são indiciadas pela Justiça.

BAFÔMETRO
Mas se dependesse da quantidade de bafômetros, muito poucos seriam indiciados em Limeira, pois a PM da cidade só dispõe de um aparelho, o que é vergonhoso para um município desse porte. Outros dois são usados nas estradas. Para evitar que os infratores saiam impunes, os policiais levam os suspeitos até um hospital e um laudo clínico aponta a embriaguez.

José Antonio Encinas

0 comentários:

Postar um comentário